Porque usamos Pacote Affinity

Economizei mais de R$2.000 ao ano saindo do Pacote Adobe mudando para Affinity. Você designer precisa ver isso.

Se você trabalha com o pacote adobe especialmente Photoshop , Illustrator e Indesign sob licença seja individual ou corporativa chegou a oportunidade de cortar custos com as ferramentas da Serif Design.

No site da Adobe varia o Pacote Adobe próximo dos $50 dólares mês para a vida toda X Pacote Affinity um vez por menos de 50 dólares por app com direito a updates até a próxima “major version”. Quer dizer sua verba para de ficar comprometida e você pode investir em outros softwares.

Realmente apresentar as ferramentas a fundo seria um artigo longo e não é nosso foco. O foco é justificar para quem tem uma PME quais os pontos mais importantes da migração. Porém no final deste artigo deixei links com esse objetivo.

Minha jornada em busca de alternativas

Tenho mais de 20 anos trabalhando como designer gráfico e UX designer e trabalho com photoshop desde a versão 3.0, experimentei gimp e outros apps do mundo freeware / open source . Experimentei o Affinity Designer pela primeira vez em 2016 experimentei e fiquei impressionado com sua capacidade de ser superior ao AI. Porém ainda faltava uma peça importante, o substituto do photoshop “Affinity Photo” que chegou no ano seguinte . Testei ele e vi que 90% das funções do Photoshop estão lá.

Em Setembro de 2018 adquiri o pacote dos 2 programas juntos numa promoção para iniciar minha migração. Os apps custaram $39.99 dólares cada quando já com 20% de desconto . O pagamento é feito apenas uma vez .

 

Em 5 dias já me senti fluente porém passei 2 meses ajustando meu workflow pelos 2 programas da Affinity até ficar imbatível enviei para várias gráficas arquivos, algumas ainda vão te forçar a enviar em CDR , porem quem já aceita .AI e imagens não terás problemas. Posso dizer que é bem possível a migração sem muito trabalho. Na primeira semana ou mês dependendo do seu ritmo precisamos aprender aquelas coisas que usamos mais. Pode acreditar elas estão lá . Muitas dicas aproveitei no fórum que eles tem . Porém algumas pela forma que os programas funcionam são diferentes. O workflow fica ótimo e mais rápido que o da adobe em muitos momentos.

Sobre a equipe.

Minha equipe conseguiu migrar parcialmente para o pacote no momento e espero em 1 ano ter migrado totalmente ou 95% dos trabalhos.

 

Pontos Positivos

Preço.

Cada licença da direito de uso em até 5 pcs que você seja dono.

Paga somente uma vez.

As atualizações são liberadas até a próxima major update sem custo.

A ferramenta é estável e utiliza recursos melhor que a Adobe.

O código é moderno.

Usa processamento de GPU para acelerar os gráficos.

Tem recursos superiores de zoom e uso de memória.

Compatibilidade muito boa para abrir arquivos PSD e .AI sem erros grosseiros quaisquer até agora.

Funciona em MAC e PC

 

Pontos negativos

Licença MAC não pode ser migrada para PC até o momento.

Se você usa a ferramenta 3D e de Animação Gif do photoshop você precisará de alternativas . Para gerar graficos em 3d uso blender  e para animação uso outros programas sendo Davinci Resolve , Proshow producer e Vegas

Pulos do gato.

Habilite nas preferências importação de .AI e PSD texto como texto.

Adquira o pacote Designer + Photo os 2 tem ferramentas que se compartilham.

Exporte sempre um PDF XA 1 para os clientes é ótimo para importar no Corel Draw e Illustrator

Se você ainda não conhece o affinity designer e PHOTO comece por este vídeo.

 

Pessoal do Brasil Falando dos “Affinitys”

Se você curtiu este tipo de conteúdo também vai gostar desses outros que separei o primeiro é sobre evitar retrabalho. https://v4company.com/como-evitar-retrabalho-nos-seus-projetos-cases/

Este segundo é sobre Direção de Arte / Design portanto é complementar ao nosso assunto artigo da V4 https://v4company.com/como-ser-um-diretor-de-arte-know-how/

Este aqui achei bem interessante recurso simples mas funcional por isso penso que você poderia aproveitar também.

https://v4company.com/usando-a-cor-e-o-efeito-do-isolamento-para-aumentar-a-conversao/

 

Arquivos